terça-feira, 10 de março de 2009

Unidade estrutural e funcional

Atendendo á complexidade da organização estrutural, as células podem agrupar-se em duas grandes categorias: células procarióticas e células eucarióticas.
As células procarióticas, de que são exemplo as bactérias, são células de estrutura muito simples, de reduzidas dimensões e sem sistemas endomembranas, nomeadamente sem invólucro celular.
As células eucarióticas são células estruturalmente mais complexas, de núcleo bem individualizado do citoplasma, delimitado por um invólucro nuclear. Nestas podem distinguir-se as células animais e as c´lulas vegetais, que apresentam algumas diferenças a nível estrutural.
Contudo, em ambos os tipos observam-se três constiyuintes fundamentais: a membrana celular,o citoplasma e o núcleo. A membrana celular, membrana citoplasmática ou membrana plasmática delimita esteriormente a célula, servindo de barreira entre o meio intracelular (meio interno) e o meio extracelular (meio externo).
O citoplasma ou hiloplasma, corresponde ao meio aquoso delimitado pela membrana celular. Para além da água, é constituído por vários iões e moléculas orgânicas, apresentando uma natureza coloidal e hialina.





Célula procariótica













célula eucariótica animal










célula eucariótica vegetal

Sem comentários: