sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sistemas de transporte fechados-aspectos comparativos nos Vertebrados

Os vertebrados possuem um sistema circulatório fechado que integra um coração muito desenvolvido capaz de impulsionar o sangue para todas as partes do corpo. O sangue sai do coração por vasos de grande calibre, as artérias, que vão ramificando em vasos menores, as arteríolas, que se dividem em vasos de pequeno diâmetro, os capilares. É ao nível dos capilares que ocorrem as trocas de materiais com o líquido intersticial dos diferentes tecidos. Os capilares voltam a reunir-se em vasos de maior calibre, as vénulas que, confluindo, originam vasos de grande diâmetro, as veias, que garantem o retorno do sangue ao coração.


Sistemas circulatórios em diferentes vertebrados


Peixes:

Os Peixes apresentam o coração com
duas cavidades, uma aurícula e um ventrículo, onde só circula sangue venoso. O sangue apenas segue um trajecto no seu percurso corporal - circulação simples.





Representação esquemática dos peixes




Anfíbios:

Nos Anfíbios, o coração possui três cavidades, duas aurículas e um ventrículo e o aumento de complexidade deste órgão permite que o sangue percorra dois trajectos distintos. Num desses trajectos o sangue venoso sai do ventrículo e vai aos órgãos respiratórios para ser oxigenado, regressando à aurícula esquerda - circulação pulmonar; no outro, o sangue arterial sai do ventrículo e vai para todos os tecidos do organismo, regressando venoso à aurícula direita circulação dupla, mas sem independência entre os dois trajectos, uma vez que os sangues se misturam parcialmente no ventrículo - circulação dupla e incompleta.

A circulação dupla é mais vantajosa que a circulação simples, porque o sangue é bombeado directamente para os tecidos, o que aumenta a pressão e a velocidade com que ele chega aos capilares.





Representação esquemática dos anfíbios






Répteis:

Nos Répteis o coração possui três cavidades, duas aurículas e um ventrículo (excepto os crocodilos, que possuem quatro cavidades), no entanto, o ventrículo está parcialmente dividido por um septo, que é incompleto. O facto de o septo não dividir o ventrículo em duas cavidades distintas permite que no seu interior ocorram misturas de sangue venoso e arterial - circulação dupla e incompleta.




Circulação nos répteis - A excepção é a circulação dos répteis crocodilianos, como os crocodilos e os jacarés. O ventrículo desses animais é completamente dividido, e o coração perfaz quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Entretanto, na emergência das artérias pulmonar e aorta, há uma comunicação, o forame de Panizza, pelo qual ainda ocorre mistura de sangue arterial e venoso.








Aves e Mamíferos:

Nas Aves e nos Mamíferos o coração possui quatro cavidades, duas aurículas e dois ventrículos, sendo a circulação sistémica independente da pulmonar. No lado direito do coração só circula sangue venoso e no lado esquerdo só circula sangue arterial. O sangue bombeado do ventrículo esquerdo para as células é muito arterializado, o que permite grande quantidade de oxigénio disponível e altas taxas de produção de energia. Parte dessa energia é produzida na forma de calor, garantindo a estes animais a manutenção de uma temperatura corporal constante - animais homeotérmicos.


Sem comentários: